Aviação de Israel ataca Faixa de Gaza

13/11/2012 12:27

Fonte: AFP

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak (D), visita base militar perto da fronteira com Gaza

 

 

A aviação israelense realizou na manhã desta terça-feira três ataque aéreos contra objetivos situados na Faixa de Gaza, sem deixar vítimas, informaram fontes palestinas.

Os ataques visaram um setor desabitado a oeste da cidade de Gaza, uma base de treinamento das Brigadas Ezedin al Qasam (braço armado do Hamas) a leste de Gaza, e outro local deserto, dentro do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Uma porta-voz do Exército israelense informou que a aviação atacou um depósito de armas no centro do território palestino e duas posições de lançamento de foguetes no norte do território.

Os ataques ocorrem após uma nova onda de violência na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, a segunda em menos de um mês, enquanto dirigentes israelenses evocam cada vez mais a probabilidade de uma operação militar de envergadura contra o território palestino.

Os confrontos começaram sábado, depois de um disparo de foguete antitanque contra um veículo militar israelense na fronteira com Gaza, que desencadeou, em represália, disparos de artilharia contra o território palestino, seguidos de lançamentos de foguetes contra o sul de Israel.

Segundo fontes médicas locais, morreram seis palestinos - quatro civis e dois combatentes - e 35 ficaram feridos. Por outro lado, oito israelenses, entre eles quatro soldados, foram feridos.

Antes do amanhecer, a aviação israelense já tinha efetuado ataques contra um túnel de contrabando, um depósito de armas no norte da Faixa de Gaza e uma plataforma de tiro no sul da mesma região.

Durante este episódio de violência foram lançados de Gaza 120 foguetes, incluindo seis interceptados pelo sistema antimísseis Iron Dome, segundo o Exército israelense. Várias habitações do sul de Israel foram danificadas.

O braço armado da Jihad Islâmica, as brigadas Al Qods, reivindicou a maioria dos disparos de foguetes e morteiro deste final de semana contra Israel.